terça-feira, 23 de junho de 2015

Ciberdemocracia e Inteligência Coletiva

Em palestra, de 2014, Pierre Lévy salientou que em 1994 havia 1% da população mundial conectada a internet, em 2014 35% e logo logo serão 50% ou mais de pessoas conectadas. Para ele, essa foi a mais rápida revolução em termos de comunicação e transformou a internet como o principal meio de comunicação.
O início de blogs, se deu por volta de 2003, o acesso a redes sociais em 2005 isso é muito pouco tempo, ou seja, a evolução está ocorrendo muito rapidamente. Com isso, pode-se ter uma visão que surgirão novas "coisas" em 12 ou 20 anos, e nem sabemos o que serão. Além disso, essa comunicação via internet é democrática, pois tendo acesso a mesma todos podem expor suas informações, opiniões, colaborar com outros interagindo e construindo novos conhecimentos. Isso dá um "empoderamento" às pessoas com relação a comunicação. Entretanto, há limitações, que muitas vezes não são econômicas ou técnicas, mas sim, cognitiva e nesse caso de linguagem, pois a maioria das informações estão em outra língua, em português há ainda pouca informação.
Outra palestra de Pierre Lévy foi sobre a Inteligência coletiva. Começou salientando que essa inteligência ocorre entre os animais, como abelhas, pássaros, pois conseguem se comunicar, como por exemplo para indicar os perigos que estão expostos. A diferença é que o ser humano reflete sobre a ação e os animais agem por reflexo. Para ele, o fenômeno da internet veio a oportunizar essa inteligência, facilitando a construção coletiva entre membros, como por exemplo, o que ocorre em comunidades virtuais. Nesse caso, as inteligências individuais são somadas gerando a coletiva. Para Lévy, "ela possibilita a partilha da memória, da percepção, da imaginação e isso resulta na aprendizagem coletiva, troca de conhecimentos". Isso, só ocorre devido ao ser humano ser capaz de construir diálogos, contar histórias e organizar o próprio pensamento. Lévy, nessa palestra, também situou o espaço virtual no desenvolvimento da comunicação humana. Para ele, há cinco estágios no desenvolvimento da comunicação humana, são eles: oralidade, escrita, alfabeto, imprensa e ciberespaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário