terça-feira, 23 de junho de 2015

Relações entre os membros das comunidades

As relações estabelecidas entre os componentes de uma comunidade estão muito além de serem impessoais, mesmo que o relacionamento entre os mesmos seja virtual. Isso que afirma é Pierre Levy, para ele ocorre entre os envolvidos uma espécie de código de conduta, e é ele quem norteará as interações. Isso favorece uma autorregulação, não sendo necessário estabelecer o que pode e o que não pode. Se essa autorregulação não ocorrer então, não é uma comunidade.

Através das leituras, das trocas de mensagens e análise das mesmas é publicada uma opinião que pode ser contestada e essa publicação aparece imediatamente nesse ciberespaço.

Outra questão que ocorre nessas comunidades, é o surgimento de algumas “personas”, tais como: o “contestador”, o “implicante”, o “sem noção”, o apaziguador etc. Porém, um ponto importante a se destacar é a necessidade de se garantir a liberdade de opinião, que deve ser ampla e igualmente distribuída a todos os integrantes da comunidade, sendo que as regras que regulam as interações devem ser construídas coletivamente. Isso não é censura, muito pelo contrário, é o que possibilita o surgimento de novas formas de opinião pública.


Em uma comunidade virtual, assim como na presencial, são formadas afinidades, parcerias e alianças intelectuais. São construídas relações de amizade. Como sabemos a personalidade dos participantes? Sabemos através das postagens, das opiniões dadas ou pelo estilo de escrita. Também dessa forma, as "comunidades não estão livres de manipulações e enganações, assim como em qualquer outro espaço de interação social". (CASTELLS, 1999).

Formam-se nas comunidades:
 
  • distribuição do poder;
  • conhecimentos socialmente compartilhados;
  • membros autônomos e independentes;
  • interação, colaboração interesses; e
  • objetivos comuns.

Um dos objetivos da comunidade é o de armazenar informações e conhecimentos que estão a disposição de todos. Essa informação está em espaços mais propícios pra a colaboração e interação. As comunidades se formam quando um grupo de pessoas, com interesses em comum, se reúne e se comunicam através dos mais variados meios de comunicação. Com isso os profissionais da área ou de áreas diferentes trocam informações relevantes para o seu dia a dia.

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